Conheça a logomarca (símbolo) da ALERC e sua justificativa

 

O símbolo da ALERC e sua justificativa

 

O símbolo da ALERC foi uma criação do artista, cartunista e escritor Byrata, sendo aprovado pelos 25 (vinte e cinco) escritores fundadores, tendo a seguinte constituição:

 

Figura 1: Símbolo da ALERC

Fonte: confecção do artista BYRATA.

 

A simbologia dessa logomarca foi baseada em cores e em elementos gráficos significativos, assim propostos da apresentação da marca e justificativa:

 

Cores utilizadas:

Azul escuro: comunica estabilidade, ordem e confiança. Na espiritualidade o azul é associado à paz interior, intuição e inspiração. É também a cor da comunicação e da conexão.

Amarelo: representando a Luz do saber e do conhecimento, é associado ao sol. O amarelo é uma cor que ativa o cérebro de várias maneiras, segundo a psicologia das cores. O órgão libera mais serotonina quando alguém está cercado pela cor, o que faz com que seja associada à felicidade, positividade e otimismo. O tom é capaz de auxiliar no pensamento lógico e analítico e ajudar na tomada de decisões. Para a espiritualidade, o amarelo está ligado ao intelecto, felicidade e criatividade.

Verde: cor predominante na natureza, é associada à saúde e prosperidade, à riqueza e estabilidade. Na espiritualidade, a cor verde ajuda a estimular a fertilidade, a renovação e a cura. Também ajuda a atrair boa sorte e riqueza.

Vermelho: utilizada com parcimônia em nosso brasão (nos frutos da erva-mate), é Cor bastante relevante, segundo a psicologia das cores. Ela transmite poder, confiança e estimula sentimentos como paixão, amor e sensualidade. Para a espiritualidade, o vermelho é muito relacionado aos prazeres carnais e ao materialismo. Mas também é uma cor que estimula a ação, ajudando a colocar em movimento ideias que estão paradas. (BYRATA, 2023).

 

Os elementos gráficos do símbolo da ALERC

Não existe uma regra definitiva para compor os elementos gráficos de uma marca ou logomarca, mas geralmente o logotipo é composto por tipografia, cor, imagem e elementos gráficos. Este último, os elementos gráficos, são um composto importantíssimo da identidade visual, porque são responsáveis por transmitir a personalidade da instituição. Esses elementos incluem formas, linhas, padrões, texturas e outros elementos visuais usados para criar uma identidade visual individual da instituição.

 

Figura 2: Elementos gráficos da ALERC

Fonte: confecção do artista BYRATA (2023).

 

Número

Elemento gráfico explicado

1

Nome por extenso da academia, em semicírculo, postado acima de todos os outros elementos. Fonte: Lucida Bright.

2

Círculo em linha dupla. O círculo interno, representa o universo, o todo, onde se insere as reflexões e ações propostas pela ALERC, por intermédio das participações atuantes e produtivas de seus integrantes.

3

No interior do círculo, ao alto, situamos a cruz missioneira, símbolo de referência cultural da região central gaúcha e ao lado, a imagem do Cruzeiro do Sul, uma das mais importantes constelações presentes no céu do Hemisfério Sul. Esses elementos são referências de localização, tanto no plano histórico, quanto no geográfico terrestre e universal. Chamada também de Crux, a constelação Cruzeiro do Sul é identificada pelo padrão de estrelas (asterismo) que aparecem no formato de cruz, razão pela qual a constelação ganhou esse nome. Representa um ponto de referência para a navegação e deslocamento no espaço. A estrela mais brilhante do Cruzeiro do Sul é conhecida como Estrela de Magalhães e aponta para o sul. É muito importante culturalmente para diversos países do Hemisfério Sul, inclusive para o Brasil.

4

Abaixo do Cruzeiro do sul, numa linha curva ascendente, representamos a linha da evolução, ação ou efeito de evoluir e que remete para o aperfeiçoamento, crescimento ou desenvolvimento das ideias, sistemas, costumes ou indivíduos. Aplica-se também a evolução sob o aspecto biológico (na presença importante de fósseis do período triássico na região central gaúcha, com destaque especial em São Pedro do Sul). Etimologicamente, este termo tem origem no latim evolutio, que significa o desdobramento de alguma coisa (antigamente os pergaminhos). Especificamente em relação a literatura, as artes e a ciência, representa a busca constante de rever conceitos e significados, seja em prosa ou poesia, por meio dos movimentos literários e das relações entre a História, a Literatura e as artes.

5

A sigla “ALERC”. Situada da posição média inferior do círculo, em destaque, impõe-se, atraindo a atenção visual naturalmente. Fonte utilizada: Lucida Sans Unicode.

6

Linha, sob a sigla “ALERC”, representando a base, o alicerce, o suporte e princípio não só da evolução positiva de todas as coisas, como especificamente da ALERC e de seus objetivos.

7

Na parte inferior externa, do círculo, lado a lado, à esquerda e a direita, dois ramos de erva-mate, na cor verde, e vermelha dos frutos, representando não só o chimarrão (nossa cultura e costumes), mas também a natureza verdejante e fértil da região central gaúcha.

8

Entre os ramos de erva-mate, na base de todos os elementos representados, a sigla RS de nosso estado. Fonte: Lucida Bright.

Além disso, cabe destacar que os números 40 (quarenta) cadeiras e  25 (vinte e cinco) escritores fundadores também seguem uma ideia da numerologia.

Apesar de ser um modelo francês de organização de academia, na redução universal, o quarenta leva ao número quatro, o “Imperador”, que ressalta a ordem,  a estabilidade, a orientação e está ligado aos quatro elementos básicos (ar, fogo, terra e água), além dos quatro pontos cardeais. Destaca, portanto, estabilidade e força.

O número 25 (vinte e cinco) cadeiras fundadoras, seguindo a redução universal leva ao número 7 (sete). O sete é o número de harmonia divina somada à terrena (3+4).  Os sete dias da criação divina, da semana, as sete fases da alquimia, a junção eterna do Imperador (4) com a Imperatriz (3). Portanto, a base perfeita terrena (quatro elementos) unida à trindade divina (pai, filho e espírito santo). O Setenário[1], o poderoso número 7 (sete) é o número representativo da harmonia, resultante do equilíbrio, estabelecido por elementos não semelhantes.



[1] Setenário: período de sete dias ou sete anos. Festa, devoção religiosa que dura sete dias.

Post a Comment

Publique no nosso site!

Sendo acadêmico ou não, você poderá submeter o seu texto para publicação no site da ALERC: envie um e-mail para contatoalerc@gmail.com, contendo o texto para publicação e dados básicos de identificação.